http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Sãtya-siddhi-shãstra Capítulo 150- a refutação da consciência.

 


Sãtya-siddhi-shãstra

Capítulo 150- A refutação da consciência.


A consciência também não possui a capacidade de captar aos dharmas. Por que razão? A consciência é incapaz de captar a forma presente do olfato, do sabor e do contato, conforme já foi dito anteriormente, o passado e o futuro são inexistentes. Em função disto, a consciência não possui a capacidade de captar fatores como a forma.

Pergunta: caso a consciência não seja capaz de captar e conhecer dharmas como a forma, ela deveria ser capaz de conhecer a si mesma.

Resposta: os dharmas não são capazes de conhecer a si mesmos, da mesma forma com que uma espada não é capaz de cortar a si mesma. Isto ocorre porque os dharmas passados e futuros são inexistentes. Ou ainda, por não existirem outras mentes. Em função disto, a consciência não possui a capacidade de conhecer a si mesma.

Pergunta: as pessoas devem ser capazes de conhecer os dharmas da mente no momento em que conhecem outras mentes.

Resposta: da mesma forma com que ela não é capaz de conhecer a si mesma, ainda é possível dizer a partir deste ponto de vista: aquilo que se aplica á sua própria mente deve se dar da mesma forma na relação com outras mentes. Ou ainda, os dharmas futuros não são capazes de fazer surgir o conhecimento das outras mentes. Caso seja desta forma, que equívoco poderá surgir? Ou ainda, existem muitos equívocos ao afirmar que a mente tem aos dharmas como o seu objeto. A intenção pode se direcionar para os objetos, mas a consciência pode se mostrar incapaz de os captar. Ela não deve ser capaz de captar objetos como a forma. É em função deste equívoco que podemos afirmar que a consciência é incapaz de captar aos dharmas.

Traduzido por: Prof. Dr. Joaquim Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário