http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

sexta-feira, 8 de julho de 2022

O Budismo, O Pensamento Chinês e o Mundo Contemporâneo

 





"Existem duas questões profundamente interligadas que chamam nossa atenção e que conduzem à reflexão no mundo contemporâneo: a primeira delas é o impacto avassalador da tecnologia da informática na constituição do mundo histórico contemporâneo, o segundo é a emergência da China enquanto uma renovada perspectiva na filosofia, na ética e na política. Torna-se assim fundamental neste contexto uma tentativa de compreensão da perspectiva chinesa no campo da informática. Neste contexto chama profundamente a atenção o processo de renascimento do pensamento tradicional atualmente em curso na China, e, em particular, do pensamento budista. Existem três aspectos fundamentais nesta relação entre o Budismo e o pensamento chinês. O primeiro deles é que a transmissão do Budismo na China representa sua presença inicial em meio à uma civilização plenamente consolidada a partir de suas próprias bases, a segunda é que a filosofia budista instaura uma dialética sem síntese em meio ao pensamento chinês tradicional e a terceira é que esta transmissão do Budismo constitui um primeiro precedente que pode ajudar profundamente a elucidar a relação entre a China e a ciência e a tecnologia de origem ocidental. A existência de perspectivas filosóficas na China atual que defendem a necessidade de uma diversidade de tecnologias formuladas a partir de diferentes cosmologias (Yuk Hui) pode contribuir de forma profunda para a constituição de uma renovada modalidade de tecnologia informática e de redes sociais no Brasil e na América Latina, apontando para a superação do imperialismo tecnológico implantado através da assim chamada "mundialização da técnica ocidental"."

Joaquim Monteiro


Cronograma das aulas:


1) Introdução

2) O Budismo, a filosofia chinesa e as questões contemporâneas.

3) O Budismo das traduções de Kumarajiva.

4) A "ignorância" no Satya-siddhi-sastra.

5) Aula especial (Emily Walsh )

6) O Budismo das traduções de Xuan Zhang.

7) O "apego inerente" e o "carma coletivo" na escola Yogacara.

8) O "carma coletivo" e a tendência auto destrutiva no AbhidharmaKosa.

9) Debate com a participação da Emily Walsh e monge Seikaku (Celso Marques)

10) 
Esboço de conclusão e um renovado questionamento.


Bibliografia:

- Anne Cheng, "História do pensamento chinês", Editora Vozes, 1997.

- Bryan W. Van Norden, "Introdução à filosofia chinesa", Editora Vozes, 2018.

- Dao de Jing Laozi- tradução do original chinês e organização, Mario Bruno Sproviero, Professor de língua e literatura chinesa da Universidade de São Paulo, Hedra, São Paulo, 2002.

- Laozi-Dao de jing o livro do Tao- tradução Chiu Yi Chih, Mantra, 2017.

- Zeljko Loparic (org), "A escola de Kyoto e o perigo da técnica", Dww editorial, 2009.

"Não sou meu cérebro- filosofia do espírito para o século XXI", Markus Gabriel, Editora Vozes, 2018.

- "Porquê o mundo não existe", Markus Gabriel, Editora Vozes, 2015.

- Miguel Nicolelis, "O verdadeiro criador de tudo-como o cérebro humano esculpiu o mundo como nós o conhecemos", Crítica, 2020.

- "Modernidade e tradição na China hoje", Antonio Florentino Neto (org), editora Phi, 2021.

"Como ler a filosofia da mente", João de Fernandes Teixeira, Paulus, 2008.

- "Inteligência artificial", João de Fernandes Teixeira, Paulus, 2009.

- "Filosofia do cérebro", 
João de Fernandes Teixeira, Paulus, 2012.

- "Discovering China: european interpretations in the enlightment", edited by Julia Ching and Willard Oxtoby, University of Rochester Press, 1992.

- Yuk Hui, "Tecnodiversidade", Ubu editora, 2020.

- "As bases filosóficas do Budismo chinês", editora Phi, 2020.

- "O Budismo Yogacara: uma introdução", editora UFPB, 2015.

Como: Serão 10 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM.

Quando: De 15 de agosto  a  24 de outubro de 2022.

Contribuição flexível: a partir de R$ 240,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.

Inscrições passo a passo:

- Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,

em nome de José Celso Aquino Marques.

- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.

- Informando seu nome completo, cidade, Estado e um contato de celular.
   
Para poder assistir as aulas gravadas, via Youtube, precisamos que nos envie, por gentileza, um endereço de e-mail do Gmail.

- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.

Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp. 

MESES

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

AGOSTO

15

22

29

SETEMBRO

05

12

19

26

OUTUBRO

03

10

17


Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h. 

As aulas serão gravadas e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo, poderá assistir a gravação em outro horário. As perguntas ao professor poderão ser feitas via Whatsapp e por email.


Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro


Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.












Nenhum comentário:

Postar um comentário