http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

O Instituto



O Instituto Zen Maitreya é um centro de vivência intercultural que busca assimilação de novos conceitos de experimentação do mundo a partir da reflexão sobre a filosofia zen focado no diálogo sobre os fundamentos culturais, da conscientização ecológica e da prática de artes e experiências estéticas. 

Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, RS, o Instituto possui salas de aula e atelier, uma biblioteca especializada em filosofia e zen budismo com mais de 8.000 exemplares, e um templo para a prática da meditação, o Zendo Diamante.

O Instituto abre suas portas para provocar uma nova forma de sentir e viver a vida, através da experimentação do zen, do ensino das artes, de estudos sobre temas universais, além de promover uma variada programação cultural semanal.


A SANGHA

Somos uma comunidade inclusiva de indivíduos, todos buscando insights, conhecimentos e propósitos, e trabalhando para se tornar mais artistas, questionadores, pacificadores, ativistas, estudiosos, altruistas, enfim... pessoas para quem o “status quo” não é uma opção.

Composta por pessoas que praticam as mais diversas religiões e tradições de sabedoria, agnósticos, estudantes, pós graduados, profissionais, mestres, veteranos e anciãos, a comunidade do IZM vai acompanhar e ser responsável por você enquanto você aprende e cresce.


A EXPERIÊNCIA

Você vai se sentar em almofadas? Às vezes, porque isso irá ajudá-lo a melhorar tudo o que você faz.

Mas você também estudará com escritores, artistas e líderes de pensamento de classe mundial. Você vai escrever, escrever e escrever mais, lutando com o material que você está aprendendo dentro e fora do tapete. Além disso, você terá a oportunidade de fazer imersões, se voluntariar na comunidade e estudar no exterior, aprimorando sua educação através da aprendizagem experiencial.



A UNIVERSIDADE 

Sim, UNIVERSIDADE, não uma escola tradicional ou uma linha de ensino, mas em seu sentido mais amplo, que tem a sua origem no latim “UNIVERSITAS” e que significa ‘universalidade, conjunto, totalidade, companhia, corpo, comunidade, colégio, associação, corporação’. É isso que propomos: ensinar a cultivar sabedoria. E a verdadeira sabedoria é descoberta no “desconhecido", nos paradoxos, nas profundidades misteriosas do nosso ser. Quando esse tipo de abertura ao mistério é integrado ao corpo, à mente e ao coração, nossa sabedoria pode ser expressa de forma mais autêntica no mundo. Este é o ponto principal das práticas no IZM.

A HORA DE COMEÇAR É AGORA!




A MEDITAÇÃO ZEN

O QUE VOCÊ TRANSFORMARIA? QUAIS SÃO OS SEUS VALORES E SUAS VERDADES? 

Através da prática da meditação, você aprenderá a calmar sua mente para que você possa ver o que o faz, o que o ajudará a tomar melhores decisões sobre... tudo.

Quais são seus pontos fortes e seus desafios? Pelo o que você está interessado? Como você pode aproveitar o seu incrível potencial individual para tornar o mundo um lugar melhor?

Hoje, existem literalmente centenas de estudos que demonstram os benefícios da meditação, benefícios como: maior empatia, melhor foco, melhora do sono, aumento do bem-estar, habilidades de escuta e até melhor saúde.

Por fim, uma prática de meditação regular nos torna mais gentis, mais inteligentes e mais felizes. E você conseguirá fazê-lo na aula.


PORTO ALEGRE 

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é uma capital com laços interioranos, é questionadora das relações universais por excelência, vide o fórum social mundial, e seu posicionamento geográfico de fronteira entre o Brasil e a América espanhola, possui características estratégicas de convergências culturais. Possui excelente gastronomia, é referencia em eventos internacionais, e a cada dia recebe novos visitantes em buscas espirituais.



A LOGOMARCA
A logomarca do Instituto Zen Maitreya foi desenvolvida a partir de uma obra concreta do poeta Celso Marques criada em 19XX. Com giro de 5 graus no eixo central, em sentido anti-horário, a logomarca busca representar o movimento da peça original, que está instalada em uma das paredes internas do Instituto, apoiada pela parte central em um eixo de ferro, de modo que pode ser girada livremente.



Monge Seikaku