http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

terça-feira, 6 de março de 2018

Faz bem fazer o bem


Instituto Zen Maitreya apresenta campanha beneficente:




TRÊS JOIAS é uma trilogia documental que lança um olhar inédito sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil.

A campanha é um passo essencial para a concretização do documentário, que ainda precisa de recursos para ser viabilizado. De acordo com o Diretor do documentário Kentaro Sugao, “O crowdfunding é interessante porque permite que as pessoas tenham a oportunidade de se engajar em projetos que sejam do seu interesse. No budismo temos o conceito de interdependência, então não fazemos nada sozinho. Então é bom poder contar com a ajuda das pessoas”.

Além disso, o diretor afirma ainda que o crowdfunding propiciar a oportunidade para que as pessoas possam colher algumas recompensas como agradecimento pela contribuição. As recompensas, nesse caso, variam de DVDs e Blu-Rays de Três Joias, até um convite para participar da estreia do filme em 2017, com cine-debate que contará com a presença do diretor e de vários entrevistados.

Contribuindo para TRÊS JOIAS, você AJUDA a  construir e a resgatar a história do budismo no Brasil, bem como suas expressões sociais e religiosas.



Você pode colaborar através de doação, aquisição de uma recompensa exclusiva ou mesmo divulgando nossa campanha. Para conhecer é só clicar no link:



A série TRÊS JOIAS revela as três joias do budismo: Buda, Darma e Sanga, através de seus mestres, os ensinamentos e sua prática na vida cotidiana, a série de três episódios nos conduz a uma verdadeira viagem espiritual.

  • O primeiro episódio, BUDA “Mestres Brasileiros”, explora as impressões de importantes monges budistas brasileiros – Monja Coen [ Zendo Brasil – SP ], Lama Padma Samten [ CEBB – Tibetano – RS ] e Shaku Riman [ Nambei Honganji – Terra Pura – SP ] – sobre o budismo no país e as particularidades de sua prática. Os mestres nos oferecem ainda, a partir de suas próprias experiências de vida, a oportunidade para refletirmos sobre as transformações que atravessam a nossa vida e a impermanência com a qual todos temos de lidar. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uiWpZSK1FIc&feature=youtu.be

  • O segundo episódio, DARMA “Em busca do despertar”, investiga os motivos que têm levado brasileiros a se conectar ao Darma – os ensinamentos budistas, retratando o olhar de leigos que um dia “despertaram” para o budismo e que, juntamente com os monges, também contribuem para sua difusão. Por meio desses personagens, refletimos sobre a busca de sentido para a vida e as mudanças que a compreensão da compaixão, que abraça a todos indiscriminadamente, é capaz de provocar nas pessoas. Busca-se com isso revelar a riqueza dos ensinamentos do Buda e compreender as formas pelas quais o budismo é assimilado e internalizado pelos praticantes e interessados em geral. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1XcN8nGIzY4&feature=youtu.be

  • O terceiro episódio, SANGA “Vivendo juntos na diversidade”, examina diferentes frentes de atividades desenvolvidas pela Sanga – comunidade de budistas – e as formas pelas quais o Darma – os ensinamentos do Buda – se reflete nestas atividades. Através de diálogos com áreas da ciência, medicina, ecologia, educação e até com outras religiões, explora-se a interdependência que perpassa as relações humanas. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6K9q4RQtLA0&feature=youtu.be

NOTA DO DIRETOR:
A doutrina do Buda remonta a mais de dois milênios atrás. Durante todo esse tempo, a continuidade e a mudança foram aspectos essenciais que constituíram a religião e proporcionaram sua expansão no Oriente. Variadas matizes budistas foram criadas nas adaptações aos diferentes contextos sociais. No Ocidente, o budismo expandiu-se apenas no século XX, num processo dinâmico de mudança e adaptação. Vindo para o Brasil em 2002 como missionário da Jodo-Shinshu, esse processo chamou-me a atenção e encontrei no documentário uma forma de pesquisar e olhar para esse fenômeno. Em 2012, com o documentário “Streams of Light”, apresentei a história do Jodo-Shinshu nos Estados Unidos, dos missionários japoneses ao desenvolvimento da “Buddhist Churches of America” (BCA). Agora, com o projeto TRÊS JOIAS, mergulho na realidade brasileira, abordando o desenvolvimento do budismo nas suas diferentes linhagens – tibetano, zen e terra pura – destacando seus mestres, os ensinamentos e sua prática na vida cotidiana e as três joias do budismo: o Buda ou a natureza búdica existente em todos os seres; o Darma, que são os ensinamentos do Buda; e a Sangha, que é comunidade de budistas, buscando explorar, no contexto brasileiro, como esses três tesouros se configuram.

FICHA TÉCNICA
Pesquisa e Roteiro: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, Elson Menegazzo, Kentaro Sugao
Fotografia e Câmera: Karla Meneghetti, Paulo Pastorelo
Som Direto: Fred França
Montagem: Paulo Pastorelo, Tali Yankelevich
Música, desenho de som e mixagem: Garbato Bros.
Pós produção de imagem: Zumbi Post
Produção Executiva: Paulo Pastorelo
Direção: Kentaro Sugao
Produção: Ebisu Filmes
Duração: 60 minutos x 3
Patrocínio: Bukkyo Dendo Kyokai – Society for the Promotion of Buddhism, IABC – International Association of Buddhist Culture, Passarelli Consultores
Parceiros: CEEB – Centro de Estudos Bodisatva, Centro de Dharma da Paz Shi De Tcho Tsog, Comunidade Budista Soto Zenshu, Instituto Caminho do Meio, Nambei Honganji Orden Otani, Templo Hompa Hongwanji de Brasília, Instituto Zen Maitreya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário