http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Sãtya-siddhi-shãstra Capítulo 155 - A respeito das causas da absorção meditativa

 

Sãtya-155

Capítulo 155: a respeito das causas da absorção meditativa.


O Tratadista afirma: vamos agora proceder á discussão da Verdade do caminho. O caminho diz respeito de forma direta ao Caminho óctuplo que se estende da visão correta até á absorção correta. Este Nobre caminho óctuplo pode ser resumido através da explanação de dois aspectos. O primeiro deles é chamado de absorção meditativa (Samadhi) e inclui os procedimentos preparatórios, o segundo é chamado de discernimento. Vamos adentrar agora na discussão da absorção meditativa.

Pergunta: que característica define a absorção meditativa?

Resposta: a característica da absorção meditativa consiste no foco em um único objeto.

Pergunta: de que forma esta mente é fixada em um único objeto?

Resposta: ela se estabelece neste único objeto através de muito cultivo. Caso não exista este cultivo, a mente se afasta rapidamente de seu objeto.

Pergunta: de que forma deve se dar este cultivo?

Resposta: através do estabelecimento na alegria do cultivo.

Pergunta: como se exerce a atividade desta alegria?

Resposta: o peso sobre o corpo e a mente é chamado de sofrimento. É através da atividade mental que remove as características deste peso sobre a mente e o corpo que pode surgir a alegria.

Pergunta: como suscitar esta habilidade mental?

Resposta: é através da consideração das três Joias e do processo de ouvir o dharma que se estabelece o bem estar mental.

Pergunta: o que é este bem estar mental?

Resposta: como a mente está estabelecida nos preceitos, ela não dá lugar ao arrependimento.

Pergunta: Já foi discutida aqui a causa da absorção mental. Em seguida, do que é a causa esta absorção mental?

Resposta: ela é a causa do verdadeiro discernimento. O verdadeiro discernimento é o discernimento do vazio. Conforme é ensinado, o praticante suscita a mente da pureza eliminando os obstáculos, sua mente é estável e não é abalada. Ou seja, ele conhece verdadeiramente as quatro Nobres verdades da insatisfatoriedade, da origem, da extinção e do caminho. Em função disto, para realizar o verdadeiro discernimento ele precisa esforçar-se no cultivo da absorção meditativa. Se uma mente dispersa não consegue realizar nem mesmo os benefícios ensinados na literatura mundana; de que forma poderia ela realizar os benefícios supramundanos? Em função disto, podemos saber que todos os benefícios mundanos e supramundanos são realizados através de uma mente focada. Ou ainda, todos os prodigiosos fatores saudáveis são realizados através do correto discernimento. Todos os fatores não saudáveis surgem através do falso discernimento. Conforme é ensinado nos Sutras, a ignorância é a base a partir da qual surgem todos os fatores não saudáveis como a falta de vergonha e a falta de arrependimento. É tendo o discernimento por sua base que surgem todos os fatores saudáveis como a vergonha e o arrependimento. A absorção meditativa se constitui como a base do correto discernimento. Em função disto, podemos saber que todos os prodigiosos fatores saudáveis surgem tendo por sua causa a absorção meditativa. É em função disto que devemos nos esforçar em realiza-la e em cultiva-la.

Traduzido por: Prof. Dr. Joaquim Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário