http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

CURSO COM PROF JOAQUIM MONTEIRO

 





O quê : "A proposta de presente curso é estabelecer um diálogo e uma interlocução entre as questões da atualidade e o pensamento budista da Idade Média japonesa conforme expresso no Shobogenzo, obra capital do Mestre Dogen (1200-1253). Na medida em que será desenvolvida aqui uma abordagem centrada no Shobogenzo em 12 fascículos ele pretende aprofundar uma abordagem pouco conhecida entre os estudiosos no Brasil e no Ocidente. O Shobogenzo em 12 fascículos se constitui como a expressão central do pensamento de Dogen em seu período tardio, pensamento este que tem seu ponto de partida em uma radicalização de uma postura estritamente monástica marcada por uma ênfase central na "renúncia ao lar" (Shukke) e no recebimento dos preceitos do Vinaya (Jukai). No entanto, este momento de seu pensamento também foi marcado por uma mudança profunda em termos de seu posicionamento filosófico, mudança esta que possui implicações profundas seja pela leigos, seja para monásticos que vivem as questões da atualidade. Se em momentos anteriores de seu pensamento Dogen já tinha identificado a "Natureza búdica" e a impermanência, recusando assim qualquer conceito de um "dharma incondicionado", neste momento tardio ele conduz esta tendência de seu pensamento até os seus limites extremos através de uma radicalização do pensamento do surgimento e da extinção instantâneos dos 4 elementos e dos 5 agregados. Ao mesmo tempo, ele afirma a importância decisiva da Fé profunda na causalidade tanto mundana quanto supramundana de uma forma que coloca seriamente em cheque a ideologia moderna do "excepcionalismo budista" e sua afirmação ingênua e acrítica de uma identidade entre o Budismo e a ciência. Neste mesmo tópico ele desenvolve uma crítica não menos radical ao pensamento da "identidade entre os três ensinamentos" (Confucionismo, Daoísmo e Budismo") de uma forma que não só prefigura as posições da "Escola chinesa de estudos internos" na China do século XX, como que também pode proporcionar o fundamento a uma severa critica ao Perenialismo conforme em voga em nosso atual período histórico. Por fim, sua defesa da centralidade do suscitar da Bodhicitta e da importância do caminho do Bodhisatva aponta para a superação de uma prática budista enclausurada em uma perspectiva individualista e desprovida de uma perspectiva social e histórica. Neste sentido, a temática central do presente curso consiste na estabelecimento de uma diálogo profundo entre a perspectiva do pensamento de Dogen em seu momento tardio e os dilemas éticos e existenciais presentes em nosso atual momento histórico."  Joaquim Monteiro 

 Como: Serão 10 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM. 

 Contribuição flexível:  a partir de R$ 240,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor   acima do valor mínimo.  

 Inscrições passo a passo:

 - Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta       39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso   Aquino Marques, CPF 500.158.508-20, 

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com, 

  em nome de José Celso Aquino Marques.

 - Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.

 - Informando cidade, Estado e um contato de celular.

 - Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação

   de sua inscrição por email.


Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e 
via  grupo no whatsapp.

Quando: De 06 de setembro a  08 de novembro de 2021.

MESES

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

SETEMBRO

06

13

20

27

OUTUBRO

04

11

18

25

 

NOVEMBRO

     01

08

 

 

Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h. As aulas serão gravadas

 e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo, poderá assistir a gravação em 

 outro horário. As perguntas ao professor poderão ser feitas via Whatsapp

 e por email.

 

Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro

Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.


Cronograma: 


1) Introdução

2) Análise do Busshô

3) A impermanência radical (1)

4) A impermanência radical (2)

5) Análise do Genjô Koan

6) A Fé profunda na causalidade (1)

7) A Fé profunda na causalidade (2)

8) O suscitar da Bodhicitta (1)

9) O suscitar da Bodhicitta (2)

10) Resumo e conclusão


Bibliografia:

" Pruning the Bodhi Tree- the storm over critical Buddhism", Edited by Jamie Hubbard & Paul L.Swanson, University of Hawaii Press, Honolulu, 1997.

James Mark Shields, "Critical Buddhism- engaging with modern japanese buddhist thought", Ashgate press, 2011.

"A escola de Kyoto e suas fontes orientais", Antonio Florentino Neto, Oswaldo Giacoia Junior, (orgs), editora Phi, 2017.

Evan Thompson, "Why I am not buddhist", Yale University Press, New Haven and London, 2020.

Um comentário: