http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

CURSO COM PROF JOAQUIM MONTEIRO

 


O quê: "O estudo dos Sutras e da literatura do Mahayana é fundamental para a compreensão do período tardio do Budismo indiano, do Budismo chinês, do Budismo coreano, do Budismo japonês, do Budismo tibetano e do Budismo brasileiro atualmente em processo de formação. Certamente existem diversas modalidades de compreensão desta literatura do Mahayana e a maior parte delas parece sofrer de um caráter estreito e unilateral. Para alguns estudiosos do "Budismo clássico", o caráter tardio da literatura do Mahayana acaba conduzindo a uma completa negação de seu valor como uma expressão do pensamento e da prática budista. Por outro lado, para muitos pesquisadores adeptos do Mahayana, esta sua literatura parece apontar para uma superioridade intrínseca ou para um estágio supostamente mais "evoluido" do pensamento e da prática budista. No entanto, nenhuma dessas abordagens parece possuir a capacidade de responder á interrogação: o que é o Mahayana? O presente curso pretende apresentar um esboço de resposta a esta questão a partir de uma correlação essencial entre duas abordagens de natureza distinta. A primeira delas é uma abordagem histórica centrada na análise do complexo desenvolvimento da literatura do Mahayana em suas diversas vertentes. A segunda consiste em uma consideração filosófica dos temas centrais do pensamento do Mahayana como o "vazio dos dharmas" e o Caminho do Bodhisatva. Pretende-se aqui que uma séria consideração a partir destas abordagens torne possível formular de forma adequada a questão que atravessa este curso em sua totalidade: o que é o Mahayana e qual é a sua relevância para a concretização das dimensões conceituais e não conceituais da prática budista em nosso país?"


 Como: Serão 10 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM. 

 Contribuição flexível:  a partir de R$ 240,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.  

 Inscrições passo a passo:

 - Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20, 

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com, 

  em nome de José Celso Aquino Marques.

 - Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.

 - Informando cidade, Estado e um contato de celular.

 - Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação

   de sua inscrição por email.


Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e

                       via  grupo no whatsapp.

Quando: De 03 de maio a  12 de julho de 2021.

MESES

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

MAIO

03

10

17

24

31

JUNHO

07

14

21

28

 

JULHO

      05

12

 

 

 


 Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h. As aulas serão gravadas

 e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo, poderá assistir a gravação em 

 outro horário. As perguntas ao professor poderão ser feitas via Whatsapp

 e por email.

 

Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro

Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.


Cronograma: 

1) Introdução 

2) O "Sutra do coração" (1) 

3) O "Sutra do coração" (2) 

4) O "Sutra do coração" (3) 

5) O "Sutra do coração" (4) 

6) O "Sutra do diamante" (1) 

7) O "Sutra do diamante" (2) 

8) Os "Sutras da Terra Pura". 

9) O "Sutra Samdhinirmanocana" 

10) Resumo e conclusão " 

 

Bibliografia: 


-Ricardo M.Gonçalves, "Textos budistas e Zen-budistas". Cultrix

-"Antologia budista", Ricardo Mário Gonçalves, Joaquim Monteiro, Deyve Redyson (Organizadores), Fonte Editorial, 2015.

-"Wisdom of Buddha-the Samdhinirmanocana Mahayana Sutra", translated by John Powers, Dharma publishing, 1995.

-"Buddhist Mahayana texts, translated by E.B Cowell, F.Max Muller and J.Takakusu., Vol.XLIX of the sacred books of the east."


Um comentário: