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quarta-feira, 29 de junho de 2022

Sãtya - Capítulo 146 - A refutação do nada.



Sãtya-siddhi-shãstra

Capítulo 146-  A refutação do nada.

Pergunta: que equívoco existe na teoria do nada?

Resposta: o nada implica na negação de dharmas como a retribuição cármica e a compreensão dos fatores do caminho. Ou ainda, ele implica em um apego ao nada na medida em que não existe nem aquele que ensina nem aquele que ouve. Ou ainda, todas as teorias do ser e do nada se baseiam em uma confiança. Elas podem implicar na confiança na percepção, na inferência ou na concordância com o testemunho do texto de um Sutra. Caso ensine que não existe nada real esta asserção não terá concordância com nenhum destes três meios do conhecimento. Seu sentido pode basear-se em um Sutra, mas isto não possui consistência. O
sentido dos textos dos Sutras é ainda de difícil compreensão, em um momento ele pode pregar a existência, em outro momento ele pode pregar a não existência. Assim sendo, como é possível neles confiar? Caso se acredite na inferência, é preciso que exista primeiro uma percepção a partir da qual a inferência possa se estabelecer. Ou ainda, um existente como um pote pode existir ainda como uma percepção presente na medida em que faz surgir um instante de cognição mental. Na medida em que faz surgir um instante de consciência cognitiva existe aí uma inferência que não pode ser um nada. Existem distinções no momento presente como aquelas que se dão entre potes e garrafas, caso sejam todos inexistentes, como podem se estabelecer estas distinções? Caso você diga que as distinções existem em função de uma falsa identificação, como pode ser possível discernir objetos como um pote em meio ao espaço? Ou ainda, caso você afirme que a mente associada aos objetos existe em função da ignorância, se tudo se constituir como um nada, a ignorância também será um nada: de que forma poderá ela surgir? Ou ainda, sua intenção implica em afirmar que todos os dharmas são
inexistentes, mas através de quais objetos surgirá este conhecimento? Os conhecimentos não surgem sem objetos, o conhecimento é assim chamado por conhecer objetos. Não nos é possível dizer que este conhecimento seja inexistente. Ou ainda, se tudo fosse não existente, deveriam todos basear-se em suas opiniões. Como as pessoas saudáveis praticam dharmas como a generosidade, os preceitos e a paciência, elas se distanciam dos dharmas não
saudáveis. Assim sendo, o conhecimento não é um nada. Ou ainda, objetos como um pote podem ser conhecidos no presente, se você afirmar que nada existe no presente, não existirão objetos. Ou ainda, não será possível a confiança nos Sutras. No entanto, em função de que fatores é possível dizer que nada existe? Para que um esclarecimento de que nada existe possa se tornar possível, caso não seja possível uma explicação através de causas e condições, os apegos dos outros se cristalizarão naturalmente. Como procedem as teorias dos outros, é
refutada sua posição. Caso algo exista em função de causas e condições este algo não pode ser um nada.

Traduzido por: Prof. Dr. Joaquim Monteiro

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