"Existem duas questões profundamente interligadas que
chamam nossa atenção e que conduzem à reflexão no mundo contemporâneo: a
primeira delas é o impacto avassalador da tecnologia da informática na
constituição do mundo histórico contemporâneo, o segundo é a emergência da
China enquanto uma renovada perspectiva na filosofia, na ética e na política.
Torna-se assim fundamental neste contexto uma tentativa de compreensão da
perspectiva chinesa no campo da informática. Neste contexto chama profundamente
a atenção o processo de renascimento do pensamento tradicional atualmente em
curso na China, e, em particular, do pensamento budista. Existem três aspectos
fundamentais nesta relação entre o Budismo e o pensamento chinês. O primeiro
deles é que a transmissão do Budismo na China representa sua presença inicial
em meio à uma civilização plenamente consolidada a partir de suas próprias
bases, a segunda é que a filosofia budista instaura uma dialética sem síntese
em meio ao pensamento chinês tradicional e a terceira é que esta transmissão do
Budismo constitui um primeiro precedente que pode ajudar profundamente a
elucidar a relação entre a China e a ciência e a tecnologia de origem
ocidental. A existência de perspectivas filosóficas na China atual que defendem
a necessidade de uma diversidade de tecnologias formuladas a partir de
diferentes cosmologias (Yuk Hui) pode contribuir de forma profunda para a constituição
de uma renovada modalidade de tecnologia informática e de redes sociais no
Brasil e na América Latina, apontando para a superação do imperialismo
tecnológico implantado através da assim chamada "mundialização da técnica
ocidental"."
Joaquim Monteiro
Cronograma das aulas:
2) O Budismo, a filosofia chinesa e as questões contemporâneas.
3) O Budismo das traduções de Kumarajiva.
4) A "ignorância" no Satya-siddhi-sastra.
5) Aula especial (Emily Walsh )
6) O Budismo das traduções de Xuan Zhang.
7) O "apego inerente" e o "carma coletivo" na escola Yogacara.
8) O "carma coletivo" e a tendência auto destrutiva no AbhidharmaKosa.
9) Debate com a participação da Emily Walsh e monge Seikaku (Celso Marques)
10) Esboço de conclusão e um renovado questionamento.
Bibliografia:
- Anne Cheng, "História do pensamento chinês", Editora Vozes, 1997.
- Bryan W. Van Norden, "Introdução à filosofia chinesa", Editora Vozes, 2018.
- Dao de Jing Laozi- tradução do original chinês e organização, Mario Bruno Sproviero, Professor de língua e literatura chinesa da Universidade de São Paulo, Hedra, São Paulo, 2002.
- Laozi-Dao de jing o livro do Tao- tradução Chiu Yi Chih, Mantra, 2017.
- Zeljko Loparic (org), "A escola de Kyoto e o perigo da técnica", Dww editorial, 2009.
- "Não sou meu cérebro- filosofia do espírito para o século XXI", Markus Gabriel, Editora Vozes, 2018.
- "Porquê o mundo não existe", Markus Gabriel, Editora Vozes, 2015.
- Miguel Nicolelis, "O verdadeiro criador de tudo-como o cérebro humano esculpiu o mundo como nós o conhecemos", Crítica, 2020.
- "Modernidade e tradição na China hoje", Antonio Florentino Neto (org), editora Phi, 2021.
- "Como ler a filosofia da mente", João de Fernandes Teixeira, Paulus, 2008.
- "Filosofia do cérebro", João de Fernandes Teixeira, Paulus, 2012.
- Yuk Hui, "Tecnodiversidade", Ubu editora, 2020.
- "As bases filosóficas do Budismo chinês", editora Phi, 2020.
- "O Budismo Yogacara: uma introdução", editora UFPB, 2015.
Como: Serão 10 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM.
Quando: De 15 de agosto a 24 de outubro de 2022.
- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.
MESES |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
AGOSTO |
15 |
22 |
29 |
|
SETEMBRO |
05 |
12 |
19 |
26 |
OUTUBRO |
03 |
10 |
17 |
|
Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h.
As aulas serão gravadas e caso a pessoa não consiga assistir ao
vivo, poderá assistir a gravação em outro horário. As perguntas ao
professor poderão ser feitas via Whatsapp e por email.
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