A oficina "OFICINAVE" tem como objetivo proporcionar subsídios para trabalhar a poesia, despertando para a elaboração criativa da linguagem expressiva. Os conteúdos serão abordados por meio de leitura, análise e discussão em grupo. Exercícios de textualização. Relaxamento criativo.
UNIVERSO REFERENCIAL: Poesia e música brasileiras. Poemas e textos sobre poesia. O imaginário e o lúdico. A estética e o emocional. A pedagogia da desmontagem. A viagem da linguagem.
O que acontecerá?
“Vamos ler, estudar e conhecer diferenciados poetas e poemas. Exercitar, experienciar e mergulhar em linguagens e autores criativos. Será um lugar para se falar (com/da) poesia. De autores consagrados, novos, e mesmo de inéditos e desconhecidos. E textos dos participantes. A tripulação é que vai determinar as rotas de navegação. Visitaremos ilhas e continentes, enseadas e penínsulas, indo atrás do tesouro, esteja ele onde estiver”.
Laboratório de criação, invenção, investigação da linguagem.
• A poesia faz respirar bem?
• Poética – investigação & invenção.
• Imagem, leitura e desconstrução textual.
• Palavra, signo, imagem, som, sentido.
• Da arte de botar a alma de nuvem.
• Leitura, tessitura e textura.
As aulas terão início dia 13 de março (aula inaugural aberta e gratuita) e dia 20 de Março de 2018 (início do curso). O curso será desenvolvido módulos de 12 encontros, um módulo por semestre.
Os encontros serão nas terças-feiras, das 17:00 até as 19:00.
Os valores para o curso são: matrícula R$ 80,00, mensalidade R$ 160,00. O pagamento à vista do semestre (primeiro módulo do curso) fica R$ 450,00, mais matrícula.
Local: Instituto Zen Maitreya, Rua Riachuelo, 301 e 305, Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Vagas limitadas.
Garanta sua participação solicitando o formulário de inscrição por e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.
CONTEÚDOS:
Costura e bordado de encantamentos.
Observância de ventos e vertentes.
Alguns nenhuns e outros poucos.
Leitura e análise de textos
A poesia faz respirar bem?
Linguagem e imagem.
Palavra e signo, imagem, som e sentido.
Da arte de botar a alma de nuvem.
DIÁRIO DE BORDO:
a. O que é poesia, poema, poeta.
b. Jogo verbal, cantiga, cantoria, canção.
c. Paródia, pastiche e pilhagem.
d. Metáfora: sol, sal e salada.
e. Leituras e contextualizações.
f. A viagem do ritmo na passarela.
g. A imagem e a paisagem da linguagem.
h. O verbo: silêncio entre as palavras.
i. Carrossel sintático e escorregador semântico.
j. Signo: circulado de fulô e significados.
k. Modos de preparo e composição do poema.
l. Dosagens e contraindicações.
m. Paradigmas, para-brisas, para-choques.
n. Poesia-visual e poema-postal.
o. Oralidade: falação e ladainha.
b. Jogo verbal, cantiga, cantoria, canção.
c. Paródia, pastiche e pilhagem.
d. Metáfora: sol, sal e salada.
e. Leituras e contextualizações.
f. A viagem do ritmo na passarela.
g. A imagem e a paisagem da linguagem.
h. O verbo: silêncio entre as palavras.
i. Carrossel sintático e escorregador semântico.
j. Signo: circulado de fulô e significados.
k. Modos de preparo e composição do poema.
l. Dosagens e contraindicações.
m. Paradigmas, para-brisas, para-choques.
n. Poesia-visual e poema-postal.
o. Oralidade: falação e ladainha.
SEJAM BEM VINDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário