http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
quarta-feira, 10 de janeiro de 2024
Sesshin com Daniel Terragno Roshi
31 de janeiro de 2024 das 9h às 12h
Onde: Instituto Zen Maitreya - Zendo Diamante
Rua Riachuelo, 301, Centro Histórico, Porto Alegre - RS
Contribuição : R$ 40,00
Forma de pagamento:
via Pix, chave de acesso, celular, 51 986106904,
José Celso Aquino Marques, Banrisul
via TED, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20.
Inscrição: institutozenmaitreya@gmail.com / via whatsapp, 51 3226.7121,com Janice
Observação: usar roupas confortáveis, de cor discreta, não usar bermuda, roupas com decotes ou cavadas.
Confirmação: até dia 29 de janeiro de 2024.
PROGRAMAÇÃO:
30 de janeiro de 2024
18h30 - Chegada
19h00 - Zazen (meditação)
19h20 - Kinhin (meditação caminhando - 5 min)
19h25 - Zazen
19h50 - Zazen
08h30 - Chegada
09h00 - Zazen (meditação)
09h20 - Kinhin (meditação caminhando - 5 min)
09h25 - Zazen
09h45 - Kinhin
09h50 - Zazen
10h10- Teisho ( 40 min) - praticantes podem fazer perguntas
10h50 - Zazen
11h10 - Kinhin
11h15- Zazen
11h35 - Kinhin
11h40 - Zazen
12h - Encerramento
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
ZAZENKAI
ZAZENKAI
(mini retiro)
Endereço: Rua Riachuelo, 301, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Contribuição: R$ 50,00
Forma de pagamento:
José Celso Aquino Marques, Banrisul
Observação: usar roupas confortáveis, de cor discreta, não usar bermuda,
roupas com decotes ou cavadas.
PROGRAMAÇÃO:
8h – chegada
8h30 – Zazen (meditação sentada de 20min)
8h50 – Kinhin (meditação caminhando de 5 min)
8h55 – Zazen (meditação sentada de 20 min)
9h20 – Kinhin (meditação caminhando de 5 min)
9h25 – Zazen (meditação sentada de 20 min)
10h45 – Serviremos um Chá (acompanhado de bolo ou salgados )
11h15 – Zazen (meditação sentada de 20min)
11h35 - Kinhin (meditação caminhando de 5 min)
11h40 – Zazen (meditação sentada de 20min)
12h – Encerramento
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
Kosa-1 Abhidharmakosa
Kosa-1
Abhidharmakosa (Enciclopédia do Abhidharma): Versos fundamentais.
Primeiro Capítulo- as esferas.
Primeira Parte.
1- “Prostro-me em reverência ao Mestre dos princípios que extinguindo a todas as obscuridades extraiu os seres sensíveis do lodaçal do Sansara. Assim sendo, procedo aqui á exposição do Tratado do Cesto do Abhidharma.”
2- “Chamamos de Abhidharma ao puro discernimento, aos seus fatores constituintes e aos diversos discernimentos e Tratados que conduzem á sua realização.”
3- “É por abarcar a totalidade deste sentido supremo e por nele se basear que esta obra é chamada de “Enciclopédia do Abhidharma.”
4- “Fora deste discernimento dos dharmas não existe nenhum meio hábil superior capaz de extinguir as obscuridades, sendo a perturbação da existência mundana como um Oceano. Em função disto, se transmite que o Buddha ensinou o Abhidharma.”
5- “No que diz respeito aos dharmas contaminados e incontaminados, com a exceção do Caminho, os condicionados estão associados á proliferação das contaminações; em função disto, são chamados de contaminados. Os incondicionados dizem respeito ao Caminho e aos três incondicionados que consistem no espaço e nas duas modalidades da extinção, dentre eles o espaço não conhece impedimentos.A extinção devida ao discernimento se constitui como a desconexão. Esta desconexão se dá diversas vezes em relação a cada caso concreto. O supremo surgimento se dá sem impedimentos, realizando de forma independente a extinção não devida ao discernimento.”
6- “Ou ainda, os dharmas condicionados consistem nos cinco agregados como a forma. Ou ainda, devido ao seu percurso apoiar-se na linguagem mundana, existe o distanciamento e os demais eventos.”
7- “Os contaminados são denominados agregados do apego, e ainda se diz que eles são atravessados pelo conflito; as Verdades associadas á existência mundana da insatisfatoriedade e da origem implicam em uma visão marcada pelas três existências.”
8- “A forma consiste apenas nas cinco bases, nos cinco objetos e no inexpressável.”
9- “A consciência que se apoia na pura forma é chamada de base, conforme ocorre no caso das cinco bases como a visual.”
10- “Na forma podem existir duas ou vinte modalidades. Na audição existem apenas oito modalidades, no paladar seis, no olfato quatro e o contato tem em sua natureza onze modalidades.”
11- “A respeito da mente dispersa e da mente ausente, seus influxos podem ser puros ou impuros. Os grandes elementos constituem Os grandes elementos constituem a sua natureza: este ensinamento se dá em função do inexpressável.”
12- “Os quatro grandes elementos significam os quatro elementos da terra, do fogo, da água e do ar. Eles tem por sua natureza a solidez, a fluidez, o calor e o movimento.”
13- “A terra expressa a característica da forma, ela é expressa desta forma através das concepções mundanas. E é da mesma forma no que diz respeito á agua e ao fogo. Também é desta forma no que diz respeito ao ar.”
14- “Neste contexto se autoriza dizer que as bases e os objetos se constituem nas dez esferas.”
15- “O contato se constitui como o domínio da sensação, a identificação tem por sua natureza a captação das imagens. O quarto é chamado de impulsos volitivos, Estes três fatores como a sensação, assim como o inexpressável e os incondicionados são chamados de locais do dharma no mundo do dharma.”
16- “A consciência significa as diversas distinções, ela implica no nome, no sentido, no local e nos sete mundos que devem ser conhecidos. O sentido implica na atividade das seis consciências.”
17- “O corpo das seis consciências significa a extinção instantânea, sem intervalos.”
18- “É em função de seus seis apoios que podem ser conhecidas as dezoito esferas.”
19- “As categorias dos agregados, das entradas e das esferas abarcam em sí a totalidade dos dharmas. Elas abarcam tudo aquilo que possui características próprias e não as demais características na medida em que se diferenciam daquilo que possui características distintas.”
20- “Na medida em que os objetos e a consciência pertencem á mesma categoria, estas duas esferas não são distintas.”
21- “Mesmo assim deve ser afirmado que fatores como as bases visuais são dois em cada caso.”
22- “O Portal das diversas naturezas dos seres sensíveis significa os agregados, as entradas e as esferas.”
23- “É em função da obtusidade, das esferas e do prazer que se ensinam as três modalidades dos agregados, das entradas e das esferas.”
24- “A base dos conflitos se constitui como a causa do Sansara, e é por se constituir como a causa seguinte que dá origem aos dharmas das funções mentais. Os agregados se constituem através de distinções como a sensação e a identificação.”
25- “Os agregados não abarcam em si os incondicionados na medida em que não incluem o seu sentido.”
26- “É em função de fatores como a impurezas que se estabelecem as distinções entre as esferas.”
27- “Os cinco primeiros objetos existem apenas no presente, apenas quatro objetos são por eles constituídos. As demais funções são distantes e surgem em concordância com seus locais.”
28- “Fazendo da distinção o seu sentido supremo, abarca em si a proliferação de inúmeros dharmas. Em função disto, uma entrada é chamada de forma, uma outra é chamada de local do dharma.”
29- “Os agregados do dharma ensinados pelo Muni são em número de oitenta mil. Ao se falar dos agregados do dharma, sua quantidade é conforme ensinado neste Tratado. Sua essência pode ser expressa como um nome que abarca os agregados da forma e das formações volitivas.”
30- “Ao se falar dos agregados do dharma, sua quantidade é conforme ensinado neste Tratado. Eles são discernidos através de expressões como os agregados.”
31- “É em função de fatores como estes agregados que cada um deles possui sua referência. Conforme foi abarcado no ensinamento anterior, são discernidas suas características próprias.”
32- “O espaço se constitui como o local, existindo assim a luz e a obscuridade em sua transmissão. Na esfera da consciência existe a consciência contaminada em que se apoia a gênese dos seres sensíveis.”
terça-feira, 18 de abril de 2023
Dharma na Roda com Monge Ryushin
Solicite também link de acesso à sala Zoom pelo email: institutozenmaitreya@gmail.com
ou via whatsapp : 51 3226-7121
sexta-feira, 24 de março de 2023
CURSO DE INTRODUÇÃO AO ZEN
Ministrado por: Monge Seikaku
Como: Serão 11 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM.
Valor flexível: de R$ 170,00 a R$ 200,00
Inscrições por email: institutozenmaitreya@gmail.com
Quando: De 03 de maio a 12 de julho de 2023.
MESES |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
MAIO |
03 |
10 |
17 |
24 |
31 |
JUNHO |
07 |
14 |
21 |
28 |
|
JULHO |
05 |
12 |
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Horário: Todas as terças-feiras das 19h às 21h.
Inscrições passo a passo:
- Fazer pagamento via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,
- ou PIX, chave de acesso: celular, 51986106904, em nome de José Celso Aquino Marques.
- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.
- Informando cidade, Estado e um contato de celular.
- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.
Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp.
Currículo:
Aula 1. O que é o Budismo?
Aula 2. Buda e as Quatro Nobres Verdades.
Aula 3. Nobre Caminho Óctuplo1
Aula 4. Nobre Caminho Óctuplo2
Aula 5. História do Budismo
Aula 6. Introdução aos mestres Dogen e Keizan
Aula 7. Conceitos básicos do Budismo
Aula 8. Samu e Cerimônias
Aula 9. Zazen
Aula 10. Três Sutras da Soto Shu1
Aula 11. Três Sutras da Soto Shu2
Bibliografia:
- Mente Zen, mente de principiante - Shunryu Suzuki, Editora Palas Athena.
- Uma Introdução ao Zen Budismo - D.T. Suzuki, com apresentação de Monja Coen, Editora Mantra.
- Dhammapada - Os ensinamentos de Buda, edição em português, traduzido por Prof. Dr. José Carlos Calazans.
- A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen, coleção clássicos do Zen por Monja Coen, Eugen Herrigel, Editora Pensamento.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023
Essência 10 - Abhdharmahrdaya