A "Escola de Nanjing" também conhecida como "Escola chinesa dos estudos internos" é uma corrente representativa e frequentemente ignorada do pensamento da modernidade chinesa. Ela tem sua origem remota na reintrodução da literatura Yogacãra traduzida por Xuan Zhang e preservada no Japão. Esta reintrodução que influenciou diversos setores ligados á revolução de 1911 na China deu-se na segunda metade do século XIX, precisamente na aurora da modernidade chinesa. A "Escola de Nanjing" nos aos 20 e 30 do século XX, no momento do "Movimento 4 de maio" estabelecendo um intenso debate com as correntes modernistas centradas no Slogan "Ciência e democracia". Fica aqui uma importante interrogação: não terá esta escola delineado melhor o conceito de subjetividade moderna na China do que suas correntes rivais? Ao mesmo tempo, esta escola desenvolveu um duro debate com as demais correntes ligadas ao pensamento chinês tradicional. São exemplos disto os debates com o Budismo centrado no "Tratado do Despertar da Fé do Mahayana" e com o "Novo Confucionismo". Curiosamente, ela exerce uma influência decisiva na formação do "Novo Confucionismo", embora este papel seja com frequência minimizado ou mesmo ignorado. Por fim. torna-se necessário situar sua possível relevância no contexto da China contemporânea. É preciso desenvolver aqui uma renovada interrogação: que capacidade possui ela para contribuir para as questões atualmente colocadas pelo pensamento e pela atual situação histórica chinesa? O presente curso se mostra especialmente relevante para todas aquelas e aqueles que se interrogam sobre o rumo a ser assumido pela China neste século e é relevante para todas aquelas e aqueles que se interessam pela relação entre o Budismo, o pensamento chinês e a atual conjuntura histórica chinesa."
Programa:
1) Introdução.
2) A escola Yogacãra e a aurora da modernidade chinesa.
3) O "Movimento 4 de maio" e a gênese da "Escola de Nanjing".
4) A "Escola de Nanjing" e o conceito de subjetividade na modernidade chinesa.
5) O debate com o "Tratado do Despertar da Fé do Mahayana".
6) O debate com o "Novo Confucionismo".
7) A "Escola de Nanjing" e as questões da China contemporânea.
8) Um esboço de resumo e conclusão;
- Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp.
As aulas serão de forma presencial e on-line, e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo poderá assistir a gravação em outro horário. A gravação da aula será disponibilizada, via grupo do whatsapp e por e-mail, até dois dias após a aula ao vivo.
. As perguntas ao professor poderão ser feitas de forma presencial, via Whatsapp e por email.
Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro
Bibliografia:
- "Transforming consciousness: Yogacãra thought in modern China", Edited by John Makeham, Oxford University Press, 2013.
- "Pruning the Bodhi Tree: the storm over critical Buddhism", Edited by Jamie Hubbard & Paul L.Swanson, University of Hawaii Press, 1997.
- Joaquim Monteiro, "O Budismo Yogacãra: uma introdução", Editora UFPB, 2015.
- "As bases filosóficas do Budismo chinês", Editora Phi, 2020.
- "Modernidade e tradição na China hoje", Editora Phi, 2021.
- Yuk Hui, "Tecnodiversidade", Ubu Editora, 2020.
- "Discovering China: european interpretations in the enlightment", Edited by Julia Ching & Willard Oxtoby, University of Rochester Press, 1992.
- Anne Cheng, "História do pensamento chinês", Editora Vozes, 1997.
- Bryan W.Van Norden, "Introdução á filosofia chinesa clássica", Editora Vozes, 2011.
- Nick Knight, "Li Da and marxist philosophy in China", Westview Press, 1991.
- Jurgen Habermas, "The philosophical discourse of modernity: twelve lectures, translated by Frederick Lawrence, The Mit Press, 1987.
- Dieter Heinrich, "Pensar e ser si mesmo", Editora Vozes, 2018.
- Markus Gabriel, "Não sou meu cérebro: filosofia do espírito para o século XXI", Editora Vozes, 2018.
- Elias Jabour & Alberto Gabriele, "China: o socialismo do século XXI", Boitempo, 2021".
1) Introdução.
2) A escola Yogacãra e a aurora da modernidade chinesa.
3) O "Movimento 4 de maio" e a gênese da "Escola de Nanjing".
4) A "Escola de Nanjing" e o conceito de subjetividade na modernidade chinesa.
5) O debate com o "Tratado do Despertar da Fé do Mahayana".
6) O debate com o "Novo Confucionismo".
7) A "Escola de Nanjing" e as questões da China contemporânea.
8) Um esboço de resumo e conclusão;
Como: Serão 08 encontros, presenciais e on-line utilizando a plataforma ZOOM.
Quando: De 05 de junho a 24 de julho de 2023.
Onde: sede do Instituto Zen Maitreya, rua Riachuelo, 301, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, e via plataforma Zoom.
Contribuição flexível: a partir de R$ 260,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.
Inscrições passo a passo: Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,
- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,
em nome de José Celso Aquino Marques.
- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.
- Informando seu nome completo, cidade, Estado e um contato de celular.
- Para poder assistir as aulas gravadas, via Youtube, precisamos que nos envie, por gentileza, um endereço de e-mail do Gmail.
- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.
MESES |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
JUNHO |
05 |
12 |
19 |
26 |
JULHO |
03 |
10 |
17 |
24 |
Horário: Todas as
segundas-feiras das 19h às 21h.
As aulas serão de forma presencial e on-line, e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo poderá assistir a gravação em outro horário. A gravação da aula será disponibilizada, via grupo do whatsapp e por e-mail, até dois dias após a aula ao vivo.
. As perguntas ao professor poderão ser feitas de forma presencial, via Whatsapp e por email.
Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro
Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.
Bibliografia:
- "Transforming consciousness: Yogacãra thought in modern China", Edited by John Makeham, Oxford University Press, 2013.
- "Pruning the Bodhi Tree: the storm over critical Buddhism", Edited by Jamie Hubbard & Paul L.Swanson, University of Hawaii Press, 1997.
- Joaquim Monteiro, "O Budismo Yogacãra: uma introdução", Editora UFPB, 2015.
- "As bases filosóficas do Budismo chinês", Editora Phi, 2020.
- "Modernidade e tradição na China hoje", Editora Phi, 2021.
- Yuk Hui, "Tecnodiversidade", Ubu Editora, 2020.
- "Discovering China: european interpretations in the enlightment", Edited by Julia Ching & Willard Oxtoby, University of Rochester Press, 1992.
- Anne Cheng, "História do pensamento chinês", Editora Vozes, 1997.
- Bryan W.Van Norden, "Introdução á filosofia chinesa clássica", Editora Vozes, 2011.
- Nick Knight, "Li Da and marxist philosophy in China", Westview Press, 1991.
- Jurgen Habermas, "The philosophical discourse of modernity: twelve lectures, translated by Frederick Lawrence, The Mit Press, 1987.
- Dieter Heinrich, "Pensar e ser si mesmo", Editora Vozes, 2018.
- Markus Gabriel, "Não sou meu cérebro: filosofia do espírito para o século XXI", Editora Vozes, 2018.
- Elias Jabour & Alberto Gabriele, "China: o socialismo do século XXI", Boitempo, 2021".
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