http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Curso Budismo e Psicologia

 


"O objetivo do presente curso é colocar a questão de um possível diálogo e de uma interlocução entre a psicologia acadêmica entendida como uma disciplina científica moderna e a compreensão da mente e da consciência na tradição budista. A psicologia conforme conhecida em nossos dias é uma disciplina científica que teve sua origem na Europa do século XIX através da ruptura com a assim chamada "psicologia filosófica". Ela tem dado grandes contribuições ao conhecimento científico e à prática da psicoterapia e é marcada por uma grande pluralidade de perspectivas (behaviorismo, psicanálise, psicologia existencial) que implicam em objetos teóricos bastante diversos. (O comportamento observado, o inconsciente, a singularidade da existência). No que diz respeito à tradição budista, torna-se necessário antes de tudo superar a ideologia do "excepcionalismo budista" que identificava a ciência e o Budismo e que procurava pensar sua análise da consciência como uma modalidade de teoria científica. Ao mesmo tempo, caso seja situada em sua própria perspectiva, além de uma práxis meditativa a tradução budista possui uma análise de grande rigor da mente e das funções mentais. Esta análise possui uma forte unidade teórica e conceitual e desenvolveu até mesmo um equivalente do conceito de inconsciente. Assim sendo, podemos pensar que esta análise possuí um grande interesse para a psicologia e pode se tornar objeto de um diálogo fértil entre estas duas disciplinas. Em particular, é possível apontar para um terreno comum entre o Budismo e a psicoterapia: o sofrimento humano e sua eventual superação como um ponto de partida. Assim sendo, parece -nos que a proposta deste curso pode abrir caminho para um diálogo rico e transformador entre essas tradições de pensamento uma profunda convergência em função mesmo de suas diferenças essenciais."

Texto: Prof. Dr. Joaquim Monteiro


Cronograma das aulas: Poderá sofrer alterações

1) Introdução

2) Lógica e psicologia na escola Sarvastivada.

3) O inconsciente na escola Yogacara.

4) A teoria da consciência na escola Yogacara. (1)

5) A teoria da consciência na escola Yogacara (2)

6) A teoria da consciência na escola Yogacara. (3)

7) Resumo e conclusão.


Como: Serão 07 encontros, on-line utilizando a plataforma ZOOM.

Quando: De 09 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023.

Contribuição flexível: a partir de R$ 260,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.

Inscrições passo a passo:

- Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,

em nome de José Celso Aquino Marques.

- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.

- Informando seu nome completo, cidade, Estado e um contato de celular.

- Para poder assistir as aulas gravadas, via Youtube, precisamos que nos envie, por gentileza, um endereço de e-mail do Gmail.

- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.

Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp.

Meses

Dias

Dias

Dias

Dias

JANEIRO

09

16

23

30

FEVEREIRO

06

13

20

 

Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h.

As aulas serão gravadas e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo, poderá assistir a gravação em outro horário. As perguntas ao professor poderão ser feitas via Whatsapp e por email.

Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro

Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.


Bibliografia:

- Joaquim Monteiro, "O Budismo Yogacara: uma introdução", Editora UFPB, 2015.

- Tao Jiang, "Contexts nas dialogue: Yogacara Buddhism and modern psychology on the subliminal mind", Monograph No.21, society for asian nas comparative philosophy, University of Hawaii Press, Honolulu, 2006.

- Charles Willemen, " The essence of scholasticism: revisões edition with a completely new introduction", Motilal Banarsidass, 2006.

- Sigmund Freud, "Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud", Imago.

- C.G.Jung, "Psicologia e religião", obra completa 11/1. Editora Vozes.

- "Psicologia e religião oriental", Obra completa, 11/5, Editora Vozes.

- Beck. J.S, "Cognitive therapy: basics and beyond", New York, Guilford, 1995.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário