http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

quarta-feira, 9 de março de 2022

CARMA: uma análise de suas implicações filosóficas e sociais

 



"O objetivo do presente curso é elucidar o conceito do carma no Budismo a partir de uma análise da seção a ele dedicada no Satya-siddhi-Shastra. A razão principal desta abordagem é o fato de que este conceito é ao mesmo tempo o mais amplo e complexo na tradição budista e o mais distorcido e o mais sujeito a interpretações problemáticas. É verdade que parte dessas distorções podem ser atribuídas a um senso comum presente na sociedade e na cultura brasileira, mas existem certamente aspectos problemáticos em meio à própria tradição budista. Assim sendo, o curso terá seu ponto de partida em uma elucidação do sentido básico do carma no pensamento budista e se desenvolverá através de um diálogo com as temáticas da história, da sociedade e da crise ambiental. Sua pretensão final consiste em propor a questão: o que este conceito tem a nos dizer em meio à situação histórica que vivemos no momento?"


Como: Serão 8 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM.

Quando: De 11 de abril  a  30 de maio de 2022.

Contribuição flexível: a partir de R$ 240,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.

Inscrições passo a passo:

- Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,

em nome de José Celso Aquino Marques.

- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.

- Informando seu nome completo, cidade, Estado e um         contato de celular.

- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.

Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp.

 

MESES

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

ABRIL

11

18

25

 

MAIO

02

09

16

23

30

Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h. 

As aulas serão gravadas e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo, poderá assistir a gravação em outro horário. As perguntas ao professor poderão ser feitas via Whatsapp e por email.


Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro


Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.


Cronograma das aulas:

1- Introdução a um conceito complexo e polêmico.

2- Conceitos básicos na abordagem ao Carma.

3- O carma mundano e a continuidade do Samsara.

4- O carma supramundano e a ruptura com o Samsara.

5- A dimensão individual do carma.

6- O carma coletivo, história e sociedade.

7- O carma coletivo, ecologia e crise climática.

8- Resumo e um esboço de conclusão.



Bibliografia:

- Joaquim Monteiro, "As bases filosóficas do Budismo chinês", Editora Phi, 2020.

- Traleg Kyabgon, "Carma: o que é, o que não é, e sua importância", Lúcida Letra, 2018.

- "SatyasiddhiSastra of Harivarman, Vol.II, english translation, Garkwad's Oriental series, University of Baroda, Baroda, 1978."

- Charles Willemen, " The essence of scholasticism-Abhidharmahrdaya, revised edition with a completely new introduction". Motilal Banarsidass private limited, Delhi, 2004.








Um comentário: