http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Curso A Filosofia do Budismo Indiano no Brasil

 


"Nos últimos dez anos tem ocorrido um grande desenvolvimento na área dos estudos budistas na academia brasileira. Este desenvolvimento tem apresentado um forte crescimento tanto em termos qualitativos quanto em termos quantitativos, mas ainda não estão claras suas implicações para a sociedade brasileira em geral,e, em particular para as Sanghas brasileiras. Neste sentido, nos cabem as seguintes interrogações: qual poderá ser sua contribuição para a prática budista em nosso atual contexto? De que forma estes estudos poderão contribuir para a formação de uma ética social capaz de fundamentar a práxis das comunidades budistas? 

Estas e outras questões permanecem em aberto, mas está mais do que claro que uma resposta contundente irá exigir uma formulação séria e rigorosa dos pressupostos metodológicos no estudo do Budismo. A este respeito, duas obras recentemente publicadas apresentam formulações bastante rigorosas e marcadas por um forte contraste. A primeira delas consiste na obra "As bases filosóficas do Budismo chinês" (editora Phi, 2020) do Professor Joaquim Monteiro. Embora esta obra seja centrada no estudo do Budismo chinês, sua formulação metodológica é ampla o bastante para ser aplicada ao estudo do Budismo indiano. A segunda delas é "A filosofia do Budismo indiano" (Associação Buddha Dharma, 2021) do Professor Giuseppe Ferraro. Ela se constitui como uma formulação bastante rigorosa e original de uma perspectiva metodológica no estudo do Budismo indiano. Estas obras apresentam um contraste contundente em suas respectivas perspectivas metodológicas, mas talvez não se constitua como um exagero pensar que é este contraste mesmo que aponta para a formulação de uma perspectiva própria em meio aos estudos budistas brasileiros. 

Que o Budismo indiano é a base de todos os desenvolvimentos subsequentes do pensamento budista e que ele apresenta um forte teor filosófico é algo que se constitui como um consenso quase universal. No presente curso pretendemos apresentar uma perspectiva do desenvolvimento deste pensamento do Abhidharma da escola Sarvãstivãda, passando pela escola Madhyamaka e culminando na perspectiva da escola Yogacãra. Trata-se aqui de repensar com o máximo de rigor metodológico o sentido deste desenvolvimento tendo em vista sua importância no contexto do atual Budismo brasileiro em formação." 

Grande abraço e até breve!!

Joaquim Monteiro 


Como: Serão 5 encontros on-line utilizando a plataforma ZOOM.

Quando: De 31 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022.

Contribuição flexível: a partir de R$ 200,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.

Inscrições passo a passo:

- Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,

em nome de José Celso Aquino Marques.

- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.

- Informando cidade, Estado e um contato de celular.

- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.

Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp.

MESES

DIAS

DIAS

DIAS

DIAS

JANEIRO 

31 

 

 

 

FEVEREIRO

07 

 14

 21

 28


Horário: Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h. 

As aulas serão gravadas e caso a pessoa não consiga assistir ao vivo, poderá assistir a gravação em outro horário. As perguntas ao professor poderão ser feitas via Whatsapp e por email.



Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro

Currículo: Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula.RJ (1983), Mestrado em Budismo chinês pela Universidade de Komazawa, Tóquio, Japão (1997) e Doutorado em Budismo chinês pela mesma Universidade. (2001). Foi pesquisador do Instituto de estudos da cultura budista da Universidade Doho, Nagoya (1988-2003), Ensinou no Departamento de estudos budistas da Universidade de Komazawa (2001-2003), lecionou língua japonesa no Departamento de japonês da Universidade I-Show, Kaohsiung, Taiwan (2003-2005) e foi bolsista da Capes e Professor visitante na Coordenação de Pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, UFPB. (2013-2017). Dedica-se atualmente à tradução da literatura do Abhidharma Sarvãstivãda preservada em Mandarim e de obras da filosofia japonesa moderna e contemporânea.


Cronograma das aulas:

1- Pano de fundo histórico e temáticas filosóficas.

2- O Abhidharma da escola Sarvastivada.

3- A escola Madhyamaka.

4- A escola Yogacara.

5-Temáticas pendentes e questionamentos por vir.



A bibliografia:

Joaquim Monteiro, "As bases filosóficas do Budismo chinês", Editora Phi,2020.

Giuseppe Ferraro:

"A filosofia do Budismo indiano", Associação Buddha dharma, 2021.

"Dissolução das controvérsias (Vigrahavyavartani), Editora Phi, 2021

"Verdade ordinária e verdade suprema no pensamento de Nagarjuna", Editora UFMG, 2017.

"Versos fundamentais do caminho do meio-(Mulamadhyamakakarika), Nagarjuna", Editora Phi, 2016.

Leonardo Alves Vieira&Giuseppe Ferraro, "Introdução ao pensamento de Nagarjuna- exame das condições(pratyaya-pariksa), Editora UFMG, 2016.

Plínio Marcos Tsai, "A teoria da realidade dos novos absolutistas budistas no Comentário ao Tratado Tesouro da realidade inefável de Vasubandhu", Associação Tathagathagarbha, 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário