"Nos últimos dez anos tem ocorrido um grande desenvolvimento na
área dos estudos budistas na academia brasileira. Este desenvolvimento tem
apresentado um forte crescimento tanto em termos qualitativos quanto em termos
quantitativos, mas ainda não estão claras suas implicações para a sociedade
brasileira em geral,e, em particular para as Sanghas brasileiras. Neste
sentido, nos cabem as seguintes interrogações: qual poderá ser sua contribuição
para a prática budista em nosso atual contexto? De que forma estes estudos
poderão contribuir para a formação de uma ética social capaz de fundamentar a
práxis das comunidades budistas?
Estas e outras questões permanecem em aberto, mas está mais do que claro
que uma resposta contundente irá exigir uma formulação séria e rigorosa dos
pressupostos metodológicos no estudo do Budismo. A este respeito, duas obras
recentemente publicadas apresentam formulações bastante rigorosas e marcadas
por um forte contraste. A primeira delas consiste na obra "As bases
filosóficas do Budismo chinês" (editora Phi, 2020) do Professor Joaquim
Monteiro. Embora esta obra seja centrada no estudo do Budismo chinês, sua
formulação metodológica é ampla o bastante para ser aplicada ao estudo do
Budismo indiano. A segunda delas é "A filosofia do Budismo indiano"
(Associação Buddha Dharma, 2021) do Professor Giuseppe Ferraro. Ela se
constitui como uma formulação bastante rigorosa e original de uma perspectiva
metodológica no estudo do Budismo indiano. Estas obras apresentam um contraste
contundente em suas respectivas perspectivas metodológicas, mas talvez não se
constitua como um exagero pensar que é este contraste mesmo que aponta para a
formulação de uma perspectiva própria em meio aos estudos budistas brasileiros.
Que o Budismo indiano é a base de todos os desenvolvimentos subsequentes
do pensamento budista e que ele apresenta um forte teor filosófico é algo que
se constitui como um consenso quase universal. No presente curso pretendemos
apresentar uma perspectiva do desenvolvimento deste pensamento do Abhidharma da
escola Sarvãstivãda, passando pela escola Madhyamaka e culminando na
perspectiva da escola Yogacãra. Trata-se aqui de repensar com o máximo de
rigor metodológico o sentido deste desenvolvimento tendo em vista sua
importância no contexto do atual Budismo brasileiro em formação."
Grande abraço e até breve!!
Joaquim
Monteiro
Contribuição flexível: a partir de R$ 200,00 até R$ 300,00 para quem quiser contribuir com um valor acima do valor mínimo.
Inscrições passo a passo:
- Fazer pagamento, via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,
- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,
em nome de José Celso Aquino Marques.
- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com.
- Informando cidade, Estado e um contato de celular.
- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação de sua inscrição por email.
Observação: Os inscritos receberão um link para o acesso às aulas on-line, por email e via grupo no whatsapp.
MESES |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
DIAS |
JANEIRO |
31 |
|
|
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FEVEREIRO |
07 |
14 |
21 |
28 |
Ministrante: Professor Doutor Joaquim Monteiro
Cronograma das aulas:
1- Pano de fundo histórico e temáticas filosóficas.
2- O Abhidharma da escola Sarvastivada.
3- A escola Madhyamaka.
4- A escola Yogacara.
5-Temáticas pendentes e questionamentos por vir.
A bibliografia:
Joaquim Monteiro, "As bases filosóficas do Budismo chinês", Editora Phi,2020.
Giuseppe Ferraro:
"A filosofia do Budismo indiano", Associação Buddha dharma, 2021.
"Dissolução das controvérsias (Vigrahavyavartani), Editora Phi, 2021
"Verdade ordinária e verdade suprema no pensamento de Nagarjuna", Editora UFMG, 2017.
"Versos fundamentais do caminho do meio-(Mulamadhyamakakarika), Nagarjuna", Editora Phi, 2016.
Leonardo Alves Vieira&Giuseppe Ferraro, "Introdução ao pensamento de Nagarjuna- exame das condições(pratyaya-pariksa), Editora UFMG, 2016.
Plínio Marcos Tsai, "A teoria da realidade dos novos absolutistas budistas no Comentário ao Tratado Tesouro da realidade inefável de Vasubandhu", Associação Tathagathagarbha, 2018.
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