http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

terça-feira, 17 de agosto de 2021

INTRODUÇÃO À PINTURA ORIENTAL DO SUMIÊ

 



WORKSHOP TRAÇOS ORIENTAIS / BAMBU


Neste workshop será trabalhado as noções básicas da representação do Bambu /Take na técnica do Sumiê e o seu significado filosófico na cultura oriental. Sumiê - técnica japonesa de pintura monocromática fortemente influenciado pelo zen budismo, busca captar a essência do objeto em algumas poucas e rápidas pinceladas, trabalhando a sugestão mais que o realismo, a simplicidade, e harmonia com a natureza. Espera-se que este workshop possa oferecer ao participante mais do que um exercício artístico , mas também um momento único de relaxamento, na busca de equilíbrio e paz interior através desta prática.

Artista facilitadora: Ana Carrara

Público: iniciantes sem pré-requisitos todos que tiverem interesse e curiosidade pelas artes orientais

Número de participantes: 10 vagas

Duração : 2 horas

Online plataforma Zoom

Materiais: 
* Nanquim chinês
* Papel jornal ou  Papel reciclado
   Tam A3 50/90g
 *1 colher de café
*Pincel japonês bambu nos 7 e ou 5
*Godê de louça 3 divisões ou 3 potes de louça
*Papel toalha
*Pote para água
  Papel ou feltro para forrar a mesa. O papel de menor gramatura pode 
muitas vezes umedecer o verso do papel molhando a superfície de trabalho.

Valor: R$ 220,00

OBS.: Durante o período de 30 dias, após o workshop, o participante terá direito a submeter por duas vezes seus exercícios para acompanhamento.


Inscrições passo a passo:

- Fazer pagamento via depósito bancário, Banco Banrisul, agência 0032, Conta 39.069426.0-7 (conta POUPANÇA), Código do Banco para TED:041 - Dados: José Celso Aquino Marques, CPF 500.158.508-20,

- ou PIX, chave de acesso: institutozenmaitreya@gmail.com,

em nome de José Celso Aquino Marques.

- Enviar o comprovante para o e-mail: institutozenmaitreya@gmail.com,
ou via whatsapp: (51) 3226-7121 

- Informando cidade, Estado e um contato de celular.

- Aguardar a confirmação do recebimento do seu comprovante e confirmação

de sua inscrição por email.

*Os inscritos receberam após o curso um arquivo em pdf com exercícios para prática posterior.


CURRÍCULO ARTÍSTICO

aramoscarrara@gmail.com /(51) 993260834

Ana Carrara (1962) natural de Porto Alegre/RS. Licenciada e Bacharel em Geografia (PUCRS) e Mestre em Sensoriamento Remoto (INPE) desenvolveu a arte paralelamente como um hobby. Em um determinado momento optou pelo caminho da arte deixando de atuar na sua área de formação.

Iniciou como autodidata na técnica da aquarela sensibilizada pela paisagem canadense, onde viveu de 1990 a 1995. Ingressou no curso de pintura e desenho na Escola de Artes Fritz Alt na Fundação Cultural de Joinville/SC onde permaneceu de 1998 a 2002. Mudou-se para Curitiba/PR e no período de 2002 a 2010 frequentou o Atelier Tok Arte (Curso de Aquarela), Museu Oscar Niemayer (Curso de Pintura Chinesa com o artista David Yang), Universidade Federal do Paraná (Curso de Gravura com o grupo da artista e professora Dulce Oisinki),e as aulas de aquarela com a artista aquarelista Lina Iara Otto. Formou-se na Academia Sanguetsu de Ikebana na Fundação Mokiti Okada/SP. Participou de exposições e mostras individuais e coletivas em Joinville/SC, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.
Praticante da filosofia oriental de Mokiti Okada e Professora Adjunta da Academia Sanguetsu de Ikebana , a cultura oriental consequentemente influenciou sua forma de expressão.
Busca inspiração na natureza e o bambu é elemento de destaque em seu trabalho.
Atualmente reside em Porto Alegre/RS onde desenvolve seus trabalhos com as técnicas da aquarela e da pintura oriental do Sumiê sobre o papel. Ministra aulas de aquarela e workshops da pintura oriental Sumiê/bambu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário