http://www.institutozenmaitreya.org.br/2019/04/zen-shiatsu.html

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

CINE ZEN



A VIDA DO MESTRE DOGEN



Dogen, ou Dogen Zenji (1200-1253), é o patriarca que trouxe da China para o Japão a tradição Sotô Zen, sendo considerado atualmente um dos maiores pensadores japoneses e um escritor com um estilo único e incomparável. Sua obra principal é o Shôbôgenzõ, com 95 capitulos, abrangendo numerosos aspectos dos seus ensinamentos. Fundou a Abadia de Eihei-ji, sede central da Sotô Zen, e a sua vida se confunde com o legado que deixou.
Dogen pertencia à aristocracia japonesa e consta que seu pai foi ministro. Objeto de  intrigas palacianas, foi assassinado quando tinha dois anos de idade. Dogen era considerado um menino-prodígio. Lia poesia chinesa aos cinco anos de idade e aos nove anos iniciou a leitura do Abhidharmakosha de Vasubhandu. Perdeu a mãe aos oito anos de idade e aos 13 anos partiu para um mosteiro Tendai em Kyoto , decidido a ser um monge budista.
Em 1223 Dogen parte para a China onde aprenderá o budismo da tradição T’sao Tung, Sotô Zen, tendo alcançado o Despertar sob a direção do mestre Rujing. Dogen não tinha ficado satisfeito com as respostas às suas perguntas nas diversas escolas de budismo existentes no Japão. A sua principal dúvida era “As escolas de budismo ensinam que todos os seres humanos são dotados da Natureza de Buda. Se isto é verdade, por que os Budas de todas as épocas — indubitavelmente iluminados — ensinam que é necessário buscar a iluminação e engajar-se em práticas espirituais?”
Dogen seguiu a sua prática na China sob a direção espiritual do mestre Rujing, e teve sua Iluminação com a experiência de “Abandonar corpo-e-mente” (Shin Jin Datsu Raku). Em 1225 regressou ao Japão e iniciou os ensinamentos da tradição Sotô Zen com sua ênfase na prática do zazen.
No filme A vida do Mestre Dogen, podemos acompanhar a vida e a obra deste grande mestre zen. O Instituto Zen Maitreya Zendo Diamante pertence à tradição  Sotô Zen, a principal tradição do zen japonês existente no Brasil e na America do Sul. O IZMZD é uma instituição inteiramente baseada nos ensinamentos de Dogen. O filme apresenta uma introdução à vida e ao pensamento desta grande personalidade histórica do zen e da cultura japonesa. Após a exibição haverá uma fala entre o monge Seikaku e os assistentes visando esclarecer dúvidas a respeito do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário